26 de set. de 2012

Como economizar com a regra dos 3P

Muitas vezes saímos para comprar alguns produtos e acabamos levando outros. Passeamos no shopping e acabamos sendo fisgados pelas vitrines. Quem não conhece aquele amigo que comprou um celular super moderno, mas não utiliza a metade de suas funcionalidades? Muitas vezes somos levados pela emoção e não pensamos no futuro. Esta emoção esta muito ligada a compra por impulso. 

Segundo dados da Nielsen, as compras feitas por impulso representam 10% do faturamento do varejo no Brasil. As facilidades de crédito impulsionaram essa forma de compra. O que também faz aumentar cada vez mais a inadimplência, que em maio deste ano atingiu a marca histórica de 8%. Para fugir deste cenário cada vez mais corriqueiro apresentamos a regra dos 3P.

Este sistema pode parecer bem simples, mas muitas vezes não o utilizamos. Basta que façamos três perguntas básicas antes de comprar algo. O produto só poderá ser adquirido se ele passar pelas três perguntas. 


                                               


Preciso deste produto?
Pergunte se você tem realmente a necessidade de adquirir aquele produto. Seu celular está ultrapassado, mas você realmente utilizaria todas as funcionalidades de um tablet? A loja de roupas está em liquidação, você precisa de roupas? Se você chegar à conclusão de que realmente precisa do produto, poderá passar para a pergunta seguinte.

Possuo condições para comprar?
O grande problema da liberação massiva de crédito é que as pessoas acreditam ter condições de pagar tudo aquilo que compra. Muitas vezes você pode ter condições de pagar a parcela de um carro. Mas neste momento deverá pensar se você terá condições nos próximos anos, visto as condições "a perder de vista". Você deve também colocar na ponta do lápis despesas como combustível, estacionamento, seguro, IPVA entre outros. Tudo isto esta no valor de um carro. Faça o possível para comprar o máximo de suas necessidades à vista. Se você precisa fazer um cartão de uma loja para comprar nela, significa que algo não está bem. Agora se realmente precisa do produto e tem condições de para comprar ele, pode se fazer a pergunta final.

Posso deixar para comprar amanhã?
Pense se naquele momento você realmente precisa daquele produto. Pois as compras por impulso nos fazem acreditar que realmente precisamos. E muitas vezes saciamos o nosso prazer e somos atingidos por funções estratégicas do Marketing. Pensar mais um pouco pode nos fazer ver que respondemos as outras duas perguntas premeditadamente. Usar o lema invertido "deixe pra amanhã o que você pode fazer hoje" pode te ajudar a economizar muito.

Lembre-se: O sistema 3P é uma ferramenta que poderá te auxiliar a diminuir as compras por impulso. Mas a decisão é sua. Portanto seja sincero consigo mesmo, apesar de simples o 3P é muito útil!

Repasse aos seus familiares e seja um aliado na economia. Deixe seu comentário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, para que possamos cada vez mais enriquecer o Marketing e o Branding, descobrindo os desejos e necessidades dos Consumidores.