30 de jul. de 2012

Plus Size: Mercado adequado aos consumidores

Por muito tempo os consumidores tentaram se adequar ao mercado, principalmente na área da moda. Muitos paradigmas de consumo foram criados ao longo dos anos, como cerveja é para homens, cozinha é coisa de mulher e pessoas bonitas são magras e altas. Os padrões de consumo mudaram bastante e o mercado foi obrigado a adaptar-se aos consumidores, visto que com a era digital o conhecimento é amplo e muio rápido.

O Plus Size é um movimento iniciado na Europa que divulga a mulher atual e real, e que não excluí as consumidoras que possuem um formato de corpo mais sinuoso. Dentro desta nova expectativa houve diversas ações de famosas marcas, inclusive muitas mulheres que estariam fora do padrão de moda viraram modelos. 

A C&A no Brasil, para não perder o novo padrão de consumo, lançou sua coleção Plus Size. Apresentando 35 modelos com numeração que variam do 44 ao 56, a marca pretende impor o fim da ditadura da moda. Quem assina a linha de roupas e a cantora Preta Gil, uma voraz lutadora pelo padrão "cheinha" de beleza. A linha "Special for YOU" chega nas lojas para mulheres "reais", que gostam de comprar, mas que não tinham muitas opções.

Preta Gil no lançamento da linha "Special for YOU" para C&A

Temos muitos segmentos que devem se adequar aos padrões de consumo e consumidores. Deixe seu comentário. Você acha que as empresas precisam de muita pesquisa para atingir de forma regular os consumidores? Ou o consumidor cada dia mais é atendido de forma satisfatória?

18 de jul. de 2012

Notícia - Consumidora afirma ter encontrado preservativo em lata de extrato de tomate


Uma consumidora de Ponta Grossa, na região central do Paraná, afirma ter encontrado um preservativo dentro de uma lata do extrato de tomate Elefante. Segundo Maria Melchior, ela havia aberto o produto no domingo (8) e utilizou parte do conteúdo da lata para cozinhar o almoço. À noite, no momento de fazer o jantar, percebeu algo estranho na lata e viu do que se tratava.



Conforme o coordenador do Procon em Ponta Grossa, Marcos Marcondes, o órgão abriu um processo para investigar o caso. “Vamos notificar a empresa para que eles façam uma análise no produto”, afirma. De acordo com ele, a empresa pode receber multa que varia entre R$ 400 e R$ 4 milhões.
A consumidora diz que após a denúncia ao Procon, a empresa já entrou em contato para recolher o produto. “Eles pediram para que eu não mexesse mais na lata, pois eles vão enviar alguém para levar tudo para fazer análise”, diz.
Em nota, a Cargill, empresa que fabrica o extrato Elefante, reiterou que o Serviço de Atendimento ao Consumidor já está em contato com a consumidora. A nota diz ainda que “a Cargill reitera seu compromisso com a segurança alimentar e seus padrões de higiene e qualidade. Além disso, trabalha continuamente para aperfeiçoar seus rígidos padrões de qualidade em sua fábrica de processamento de tomates em Goiânia, os quais são diariamente monitorados por equipes especializadas, com o objetivo de avaliar os processos de fabricação, implementação de inovações e melhorias, independentemente de quaisquer exigências formais”. Fonte: g1.globo.com/

Nos produtos de manufatura de origem natural podem ocorrer oscilações de cor, tamanho e forma. Por sua característica básica é aceitável esta diferença, porém não podemos aceitar quando uma marca que esta há anos consolidada no mercado cometa um erro gravíssimo desses. Seguiremos a linha de raciocínio de que em um universo de milhares de latas de extrato de tomate, uma esteja com um preservativo dentro. Uma ótima politica de qualidade e análise da produção faria este problema não ocorrer. Mas a grande dúvida é: que outros problemas na linha de produção existem, mas não vemos? Como por exemplo: galhos, vermes, micro-organismos, fungos, terra entre outros que são processados e depois consumidos por nós. Existem politicas publicas de análise da produção privada? Existem diversos órgãos que regulamentam os passos da produção destas empresas, mas suas análises são feitas através de amostragem. E quando surgirá um órgão sério que analise toda a linha de produção? Aguardaremos...

17 de jul. de 2012

Merchandising no ponto de venda (1)

O promotor de vendas de uma marca é a pessoa que visita os comércios cuidando da divulgação de sua marca nos espaços cedidos. É o profissional que periodicamente afixa cartazes, arruma gôndolas, elabora ações e orienta toda a divulgação em favor de sua marca. Uma das características principais de um bom promotor de vendas está em fazer um bom Merchandising, que neste caso é montar uma ilha ou imagem utilizando seus produtos.

Nesta seção "Merchandising no ponto de venda" colocaremos as melhores ações de promotores de venda do Brasil.

Merchandising Artáctica Sub Zero Fonte

Deixe seu comentário. Se você é promotor ou conhece algum promotor que faça um trabalho legal, nos envie que com certeza postaremos aqui.

10 de jul. de 2012

Datas comemorativas - Dia da Pizza

Muitas são as datas comemorativas. Algumas de ordem revolucionária e outras religiosas. No Brasil mais da metade dos feriados são de origem religiosa. E os Dias Comemorativos? Quais suas origens? Veremos que como somos de um país capitalista, muitos desses dias possuem sua origem voltada para o consumo.



Como hoje é o Dia da Pizza, começaremos por ele:

Dia da Pizza (10 de Julho): Foi instituído em 1985 pelo Secretário de Turismo de São Paulo, Caio Luís de Carvalho, que promoveu um concurso estadual que elegeria a melhor pizza mussarela e margarita. Como o evento teve muito sucesso o secretário instituiu a data de encerramento como o Dia da Pizza, sendo utilizado posteriormente em todo o Brasil.


Dia do Homem (15 de Julho): O Dia Internacional do Homem é celebrado no dia 19 de novembro de cada ano e teve seu inicio em 1999 pelo Dr. Jerome Teelucksingh em Trinidad e Tobago. A comemoração foi muito apoiada pela ONU e por muitos grupos de apoio humanitário. A data tem o propósito de celebrar modelos masculinos positivos  e concentrar esforços para a melhoria da saúde do Homem. No Brasil a data é comemorada no dia 15 de julho e tem cunho totalmente comercial visto que foi trocada por ser uma época sem data comemorativa.


Dia da Secretária (30 de Setembro): Esta é a data que todas as Secretárias ganham flores, perfumes, cartões e demais presentinhos de seus chefes Mas afinal por que nesta data é comemorado o dia da Secretária? No dia 30 de setembro de 1850 nascia Lilian Sholes, a primeira mulher a utilizar máquina de escrever na história. Lilian era filha de Christopher Sholes, inventor da máquina de escrever. Tornou-se um ícone em uma época muito machista.


Dia dos Namorados (12 de Junho): Em diversos países a data é comemorada no dia 14 de fevereiro, Dia  de São Valentim. No Brasil a data é comemorada no dia 12 de Junho, data escolhida por ser um dia antes de Dia de Santo Antonio, o santo casamenteiro. Conta a lenda que ao viajar para o exterior o comerciante João Dória trouxe a ideia de uma data comemorativa para os namorados, apresentada aos comerciantes paulistas. A data rapidamente se expandiu pelo Brasil.


Dia do Amigo (20 de Julho): O Dia Interncional da Amizade foi intitulado pela Assembléia Geral das Nações Unidas no ano de 2011. É celebrado no dia 30 julho, com o intuito de mostrar a importância da amizade. o Brasil a data é comemorada no dia 20 de julho por ser o aniversário da chegada do homem a lua, sinônimo de extrema amizade entre os tripulantes. 


Dia da Mulher (8 de Março): Deu-se origem no dia 8 de março de 1917 quando ocorreu a greve das operárias da indústria têxtil contra a fome, contra o czar Nicolau II. Ao longo de muitos anos a data foi celebrada em forma de protestos e greves. Na atualidade a data perdeu muita força, tornando-se um dia de se ofertar presentes as mulheres e enaltecer seus méritos ao longo dos anos, porém de uns tempos pra cá as ondas de protestos na data retornaram com extrema força. 


Dia dos Pais (Segundo domingo de Agosto): Sonora Luise, resolveu criar a data nos Estados Unidos em 1909, motivada pela admiração que sentia por seu pai. No Brasil a data foi introduzida por Roberto Marinho, para incentivar as vendas no comércio e consecutivamente a de seu jornal, o Globo.


Dia das Mães  (Segundo domingo de Maio) : Em 12 de Maio de 1907, dois anos após a morte de sua mãe, Anna Jarvis, criou um memorial dedicado a ela e iniciou uma campanha para que data fosse um feriado nacional dos Estados Unidos, no dia 8 de maio de 1914 o feriado foi reconhecido. No Brasil, em 1932, Getúlio Vargas intitulou a data como feriado, seguindo os demais países que assumiram a data. O curioso é que no Brasil e Estados Unidos esta é a segunda melhor data para o comércio, perdendo apenas para o Natal. A estimativa de gasto em 2012, nos EUA, foi de U$ 152,00 por pessoa, ou seja, U$ 18.6 bilhões arrecadados em apenas um dia.


Dia das Crianças (12 de Outubro): Na década de 20 alguns deputados tiveram a ideia de criar um dia das crianças. O Dia da Criança foi aprovado como o dia 12 de outubro pelo presidente Arthur Bernardes. Somente em 1960, que a data deslanchou. A Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e obviamente aumentar sua vendas. Outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para fazerem promoções e desta forma fixaram a data através do antigo decreto.


Diversas datas comemorativas foram instituídas com cunho religioso e hoje possuem caráter comercial como o Natal e a Páscoa. Outras datas, mostradas anteriormente, tiveram o intuito totalmente comercial. Como profissionais, adoramos essas datas, pois podemos criar nossas promoções e vender muito bem através de um apelo. Como consumidores devemos tomar cuidado, pois como foi mostrado, diversas datas possuem um único fim: lucrar. 

6 de jul. de 2012

Celular pré-pago ou pós-pago?

Atualmente vivemos em um efervescente mercado de telefonia móvel no Brasil. Temos cerca de 1,5 celular para cada pessoa no país. A contagem é feita através dos dados das operadoras de novas linhas e não de aparelhos, que estão cada dia mais modernos e funcionais. Todos os gostos são supridos, desde de o usuário menos experiente até mesmo o desenvolvedor que necessita de um aparelho completo.

E qual o sistema de pagamento que trás maior vantagem? Como sabemos o celular pré-pago é aquele onde o usuário insere crédito que serão descontados conforme a utilização. Atualmente este modelo serve também para acessos de internet móvel. No sistema pós-pago, usuário escolhe os serviços que são essenciais para suas necessidades e paga um pacote por isso. Na maioria das vezes o sistema pós-pago oferece a continuação dos serviços após o preenchimento do valor pago, característica principal que diferencia o pré do pós.

A melhor opção depende de diversas variáveis, que poderão lhe aumentar os custos ou até mesmo reduzir o uso. Entre elas destacam-se:


Localidade: É muito importante pensar para quais localidades você faz mais ligações. Isto influência muito no custo do minuto, que varia muito nas operadoras. Dentro deste contexto também é interessante analisar qual a operadora utilizada por seus familiares. Atualmente existem no mercado diversas promoções de fidelização das operadoras.

Aparelho: Quando adquirimos um telefone celular analisamos as suas funcionalidades e seu design, mas muitas vezes esquecemos de verificar qual o custo para essas funcionalidades realmente funcionarem. Um plano de internet é ideal para um Smartphone, mas pode se tornar muito caro se utilizado da forma pré paga visto que os valores variam entre R$ 0,33 a R$ 1,99 por dia, dependendo do pacote de dados.

Valor disponibilizado: Sempre que fazemos nosso planejamento mensal temos em mente quanto iremos gastar com o celular, isto é importante pois muitas vezes podemos fazer o processo contrário, ou seja, verificar quanto estamos dispostos a pagar por mês e então escolher o aparelho que se encaixa em nosso orçamento. A maioria das operadoras oferecem planos onde com um valor mensal você adquiri o plano e também seu pacote de minutos e dados. Neste caso é necessário muita cautela, pois os planos possuem fidelização de até 2 anos com altas multas rescisórias.

Utilização: Você faz muitas ligações? Para fixo e para celular? Utiliza internet? Essas perguntas devem ser feitas quando optar por um plano. Você pode ter uma internet de R$ 0,33 por dia em seu aparelho, mas se você recebe muitos arquivos ou faz muitos downloads esse valor pode sair bem caro. Analise qual a utilização total é necessária para você, pois as operadoras fazem diversos planos "que se encaixam no seu bolso", mas afinal você precisa de tudo isso?

Nós brasileiros ainda optamos pelo sistema pré-pago visto que o ticket-médio em telefonia celular é de R$ 12,00. O melhor plano de celular é aquele que cabe no seu bolso. Mas para ajudar em sua escolha , veja esta pesquisa feita pelo Tecmundo que avalia os valores de cada operadora.

Site Tecmundo: Pesquisa efetuada em Novembro de 2011

Deixe seu comentário. Somente assim poderemos criar conceitos cada vez mais inovadores e entender como o mercado de Marketing, Branding e Consumidores atua, isto é CONT3ÚDO!

5 de jul. de 2012

Marketing como processo de troca



"Diego Forlán está cada vez mais próximo do Beira-Rio. Tanto é que a diretoria do Inter já tem um plano de marketing pronto para explorar a marca do uruguaio, craque da Copa de 2010".


Atualmente é notório o uso desta prática por diversos times brasileiros visto os casos de Neymar, Ronaldo, Ronaldinho...Prática muito antiga, da época que não existia o dinheiro, chamada de escambo. Atualmente esta prática é conhecida como Marketing de Troca e trás muitas vantagens para ambas as partes quando feita de forma adequada e bem organizada. Grandes empresas estão entrando nesta "onda", muitas vezes para maximizar os lucros da operação e não necessariamente por não possuírem dinheiro para os pagamentos.




Mas tenho uma pequena empresa e como posso me beneficiar também?


É possível e você terá um grande mercado a explorar. Como ponta pé inicial neste tipo de ação, promova um descritivo de apresentação de sua empresa. Ressaltamos que para o sucesso desta prática são essenciais três pilares básicos: organização, comprometimento e profissionalismo. Sem estas premissas, seu Marketing de Troca poderá ser um fracasso ou até mesmo lhe trazer despesas.

Promover uma ação onde o fornecedor irá divulgar na gôndola ou na loja sua marca em troca de alguns produtos ou desconto em produtos. Este tipo de parceria promove um ambiente encíclico onde há vantagens para empresa, para o fornecedor e para o consumidor. Mas as ações podem ser ampliadas fora apenas da divulgação e também das parcerias com ações simultâneas, onde o seu fornecedor também abre o caminho para que você detenha novos fornecedores.

A variação do Marketing de Troca é muito ampla, por isso a área esportiva descobriu esta "menina dos olhos" para custear seu débito com salários e ao mesmo tempo aumentar a qualidade de seu elenco. E você está pronto para essa nova “onda”?

2 de jul. de 2012

Cup Noodles e a democratização da fome

"A paz está garantida quando não se está com fome", dizia Momofuku Ando, que criou o famoso macarrão instantâneo em 1958.  O preparo em apenas 3 minutos se dá pelo pré-cozimento do produto que é cozido e posteriormente frito, onde perde a água, tendo muita facilidade no preparo. Se você gosta dessa facilidade, deve adorar este produto!




Será que você continuará gostando tanto assim...



Seria espaço para ar, para água que precisa empurrar o macarrão para baixo ou seria pura loucura da indústria pela maximização dos lucros? Deixe seu comentário.

1 de jul. de 2012

Propaganda de Cigarro - Instrutores da Publicidade

Muitas pessoas hoje abominam o uso do cigarro em ambientes públicos. Como profissionais não podemos esquecer que a indústria fumageira foi e é um grande exemplo de como se fazer propaganda, pois atualmente mesmo com diversas restrições impostas é apontado um crescimento de 16,2% de fumantes em todo o mundo.


Aprenderemos com esta indústria como é possível fazer uma propaganda direcionada por público alvo e um grande Branding, fazendo com que cada marca e seus produtos tenham um apelo e características visuais diferentes.