Em 18 de abril de 1920 a Shell protagonizou o que seria um dos primeiros virais já vistos na comunicação moderna no Brasil. Trata-se da chegada da petrolífera ao Brasil e a apresentação do, hoje, maquiavélico logotipo.
Chamada nos principais jornais do país, contendo uma suástica.
No dia 22 de abril os jornais apresentavam um curioso anúncio explicando a representação da suástica. O texto divagava sobre seu contexto histórico e religioso, mas sem explicar a verdadeira razão do anúncio.
Segunda chama nos jornais, contendo a explicação do emblema.
Após alguns dias de mistério, no dia 27 de abril foi revelado aos leitores do que se tratavam aqueles anúncios.
Último anúncio que ligava a SVASTIKA a Anglo Mexican Petroleum Company, LTD, atual Shell
A Anglo Mexican Petroleum Company ou, como conhecemos hoje, Shell estava presente no Brasil desde 1913, mas na década de 20 que teve sua ascensão ao instalar as primeira bombas de gasolina nas ruas de São Paulo. A publicidade ligando a suástica era para torna-los mais conhecidos por aqui em torno de um conceito de paz, responsabilidade e caminho certo.
O símbolo figurava em anúncios de jornais, papeis timbrados da empresa e até mesmo nas bombas de gasolina.
Bomba de gasolina instalada em Fortaleza.
É importante ressaltar que a Anglo Mexican nunca teve nenhum tipo de ligação com o nazismo. Em 1920 o símbolo não era ligado as atrocidades nazistas. Porém após alguns anos com o nazismo crescente da Alemanha pós primeira guerra, o símbolo adotado era justamente a suástica. Embora idêntica, a suástica nazista tinha a orientação contrária. Mesmo assim a Anglo Mexican optou por continuar utilizando o símbolo. Em 1933, com o nazismo tomando o poder, a Anglo Mexican decide não utilizar mais a suástica. E mais uma vez vem aos jornais para anunciar a adoção de um novo símbolo, o da Shell que ficou mundialmente conhecido: a concha.
Anúncio da Shell informando a nova logomarca.
Era o fim da suástica para a Shell, após a símbolo teve a simbologia que conhecemos hoje, de horror. O emblema antigo é um tabu tão grande que pouco se encontra referencia sobre ele ligado a Shell, não existe qualquer menção sobre ele no site da empresa. Porém a simbologia da suástica é muito bonita sendo uma grande símbolo para os povos do oriente.
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