14 de jun. de 2013

Os passos de uma animação: Universidade Monstro

Os filmes de animação são fascinantes. Com alto apelo visual e histórias que tem o propósito de passar uma mensagem, esses filmes ganharam muitos adeptos. Engana-se quem acredita que são filme infantis, muitos adultos adoram as animações e inclusive muitas delas são feitas para este público.

Entender quais são os passos para que uma animação ganhe forma é legal para quem acompanha este universo. Monstros S.A é um marco neste mundo de animação, uma das primeira animações produzidas pela parceria Disney/Pixar. Trazendo novidades de riqueza em detalhes, como iluminação, pelos, cabelos e sombreamento.

Confira as etapas de criação de uma grande animação, com o novo e aguardado Universidade Monstro:

ROTEIRO
Após os roteiristas disponibilizarem o roteiro ou parte dele em formato de redação surge o Storyboard. Que são desenhos que servem para visualizar o filme ou cenas importantes. Este momento é muito importante, pois nele que o filme começa a tomar forma e a equipe consegue ver os personagens convergindo com o roteiro. Para o filme foram feitos mais de 227mil Storyboards.


ARTE
Após o Storyboard estar pronto ele segue para o departamento de arte que aperfeiçoa o desenho elaborando melhor ele através da definição de cores, da iluminação adequada e do posicionamento de cada personagem. Esta será a ilustração que irá guiar os próximos passos do processo.


MODELAGEM
Atualmente a indústria de animação utiliza das melhores tecnologias em Modelagem 3D, que é um dos momentos importante do desenvolvimento da animação. Muito trabalhoso, neste processo é onde os artistas pegam as formas básicas como: bolas e quadrados e esculpem o personagem desenhado em 2D pelo departamento de arte.


LAYOUT
Neste momento, os personagens e toda a atmosfera que compõe a cena são posicionados onde os Storyboards definiram. O layout também serve para definir o posicionamento da câmera e para que o diretor possa modificar o que deseja.


ANIMAÇÃO
É onde surge o processo mais interessante para os amantes de animação, os movimentos. Neste processo os personagens ganham movimentos no corpo e o cenários ganha contraste com a cena. Também são adicionados texturas e elementos que tornam a animação mais real como: pelos, movimento da boca ou no caso da cena chifres.


ILUMINAÇÃO
Com a inserção da iluminação os últimos detalhes são adicionados deixando o filme com o formato que vemos na tela. A iluminação também auxilia o desenvolvimento da cor de cada personagem.


O conceito que a Disney/Pixar é progressivo e tenta ao máximo otimizar os profissionais. Claro que podem surgir diversas formas de produzir uma animação, até por que demonstramos apenas uma cena de Universidade Monstro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, para que possamos cada vez mais enriquecer o Marketing e o Branding, descobrindo os desejos e necessidades dos Consumidores.