3 de set. de 2014

Storytelling: A evolução, já conhecida, da propaganda

A propaganda, principalmente televisiva, sempre teve um formato rígido de anúncios de 30's recheados de informações sobre os produtos. Com o avanço tecnológico e a atual era "social" novos formatos aparecerão, mas até mesmo o formato televisivo se adaptou com o Storytelling.

O Storytelling é uma tendência muito antiga, que tem o intuito de compartilhar o conhecimento. Para entender melhor a ferramenta precisamos entender que "story" em inglês significa uma estrutura narrativa ligada a ficção.Contando uma história de ficção desencadeamos eventos de maneira lógica, dentro de uma estrutura padronizada, que são:

  • Quebra a rotina, pois as histórias são sobre eventos extraordinários.
  • Um protagonista, que é o personagem que as pessoas se identificam, quase sempre ele deve estar buscando algo.
  • Um antagonista, que pode ser um vilão, uma cidade, um evento, o tempo etc. O importante é que o protagonista enfrente obstáculos.
  • Conflito, que segura a atenção do público.
  • Uma sequência lógica de evento com começo, meio e fim, passando por pelo menos um climax que é essencial para que o público veja sentido na história.

A utilização do Storytelling serve para que guardamos mais informações que estão envelopadas nesse tipo de estrutura. O grande segredo está em atribuir significados emocionais. A campanha Coca-Cola Happiness Factory famoso case da W+K, é um exemplo mais moderno de como um universo ficcional pode ser criado para uma marca.

A finalização do Storytelling é a transmídia ou comunicação integrada, ou seja, contar uma história por meio de diferentes mídias, tendo a consciência de que cada uma exige uma narrativa especifica e atingi públicos diferente.

Saiba como as empresas podem gerar renda com o uso do Storytelling.

Como empresas podem gerar resultados por meio de Storytelling.

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